30 julho 2014

Como desenhar crianças - Marcelo Amorim




No dia 5 de agosto será aberta a individual “Como desenhar crianças”, de MARCELO AMORIM, artista selecionado através do edital do Programa de Exposições Ibeu. A mostra, que acontece na Galeria de Arte Ibeu, estará aberta à visitação de 6 a 29 de agosto, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar. A entrada é franca.

A mostra Como desenhar crianças tem texto crítico de Paulo Gallina e é composta por trabalhos em papel em grandes dimensões, nos quais o artista reproduz, com tinta acrílica e aquarela, ensinamentos extraídos de cartilhas escolares dos anos 1920. Além das aquarelas de grande formato, a exposição conta com pinturas a óleo, desenhos a carvão e fotografias apropriadas.

As imagens presentes nas obras que fazem parte dessa exposição foram encontradas por Marcelo Amorim em suas constantes visitas à sebos de livros antigos, bazares e lojas de segunda mão. Esses trabalhos dão segmento a um tema já pesquisado pelo artista há alguns anos: o aprendizado baseado em imagens aparentemente inofensivas, mas que são na realidade tendenciosas. “Nesta série procuro refletir sobre o fato de usarmos livros didáticos culturalmente tendenciosos desde a primeira infância e em tantas situações. Determinadas imagens reforçam o poder, intimidam, ou simplesmente promovem a manutenção de opiniões que favorecem os que detêm o poder”, explica.

“Essas construções de Marcelo Amorim explicitam um procedimento moralizante transmitido para as gerações mais jovens através não dos preconceitos – habitantes da margem de nossa cultura – mas sim da mais explícita implicação cultural no ocidente, o livro. O artista tenciona as leituras indicadas pelos autores, de quem se apropria de desenhos e as frases que os acompanham, para assim explicitar paradigmas repressores disfarçados como aceitação do outro”, analisa ainda o curador Paulo Gallina. 

Marcelo Amorim nasceu em Goiânia, GO, em 1980. Vive e trabalha em São Paulo. Fez diversas exposições coletivas e individuais, sendo as mais recentes, em 2014: Primeira leitura (Zipper Galeria, São Paulo, SP) e Ventriloquia (Temporada de Projetos, Paço das Artes, São Paulo, SP).

Na abertura, haverá o lançamento do livro “Primeira Leitura”, sobre a obra de Marcelo Amorim, com organização de Paulo Gallina e co-edição de Ateliê397 e Zipper Galeria.



Marcelo Amorim - “Como desenhar crianças”
Abertura: 5 de agosto de 2014 (terça-feira), às 19h
Exposição: 6 de agosto / 29 de agosto
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Endereço: Av. N. Sra. de Copacabana, 690 | 2º andar - RJ